San Blas (Panamá) é um dos mais lindos e paradisíacos arquipélagos do Caribe! E se você curte o combo praia com areia fininha e mar azul turquesa, tenho certeza que o destino vai ganhar um lugar especial no seu coração.

Esse destino incrível na América Central não era tão conhecido e visitado pelos viajantes até virar cenário do famoso seriado “La Casa de Papel”, da Netflix. Desde então, San Blas ganhou os holofotes e tornou-se muito popular entre quem procura belas praias para conhecer no Panamá.

bate volta cidade do panamá
O turquesômetro explode em San Blas! Foto: @gaiavani

Agora chegou a hora de descobrir tudo sobre esse paraíso: como chegar, como visitar e o que fazer no arquipélago.

Ah, e mesmo que você esteja apenas curtindo um stopover na Cidade do Panamá, como foi o meu caso, eu já adianto que vale a pena separar um dia para fazer um bate e volta até San Blas.

Aqui eu vou te contar como eu consegui fazer o passeio sem estresse! Vamos lá:

Como é San Blas, no Panamá

As ilhas do arquipélago de San Blas, no Panamá, mais parecem uma obra de arte pintada à mão. A cor do mar é um azul turquesa quase indescritível de tão lindo e único. As areias das praias são as mais brancas que você pode imaginar, enquanto a fauna e a flora complementam perfeitamente o cenário.

A simplicidade é o grande destaque desse destino dos sonhos. Você vai poder desacelerar do ritmo rotineiro e estressante, enquanto se reconecta com a natureza e consigo mesmo.

A definição de luxo aqui é diferenciada. Significa você ter tempo de dar atenção para ouvir as ondas do mar, caminhar pela orla e sentir a brisa suave, nadar e observar a vida marinha nas águas mais cristalinas e parar para assistir ao sol se pôr no oceano.

Sendo assim, é importante saber que o arquipélago é um lugar sem estruturas requintadas ou urbanizadas. Nas ilhas, você vai encontrar um estilo de vida e um turismo bem “roots”, onde as construções, por exemplo, são cabanas construídas com bambu. Para fugir do agito rotineiro, esse é, sem dúvidas, o destino ideal.

San Blas ou Guna Yala?

Ao pesquisar sobre esse destino, surge logo de cara uma dúvida sobre qual é o verdadeiro nome do arquipélago. Isso porque o lugar é uma reserva indígena, que é comandada e habitada pelo povo Guna.

O nome San Blas foi dado pelo governo panamenho, considerando a localização das ilhas de San Blas (Panamá) no Golfo de San Blas.

No entanto, o nome mais simbólico é Guna Yala, pois se refere aos indígenas nativos dessa região. Esse nome significa literalmente “Terra dos Guna”. Interessante, não é?

guna yala
Crianças do povo Guna em San Blas – Foto: @gaiavani

Quem são os Guna?

O povo indígena conhecido como Guna habitava inicialmente o território onde hoje é o Panamá. No entanto, devido a disputas territoriais com os espanhóis, por volta dos anos de 1.500, eles se deslocaram e se estabeleceram nas ilhas onde habitam até hoje.

Mais tarde, os Guna aceitaram se unir territorialmente aos panamenhos, porém até hoje funcionam como uma província independente. As leis, os costumes, o idioma e os governantes, tudo isso é de exclusivo domínio Guna. Inclusive, pode ser um pouco confuso entender o jeito deles lidarem com algumas coisas.

No geral, podemos te adiantar que eles não são assim tão calorosos e simpáticos quanto os brasileiros, mas são receptivos e acolhedores. O estilo de vida por lá é pautado na praticidade, então a preocupação deles é ter algo feito, sem se importar com o modo como é feito.

Ao viajar para um país de qualquer cultura que seja diferente da sua, é muito importante se informar sobre os costumes locais. O respeito prevalece, seja em qual idioma ou lugar for, isso não muda em San Blas (Panamá).

bate e volta san blas
Chegando de barco a San Blas… é incrível! – Foto: @gaiavani

Como planejar uma viagem para San Blas, no Panamá

Planejar uma viagem de turismo para San Blas (Panamá) pode ser complicado, mas o interessante é a versatilidade de poder incluir esse destino em múltiplos roteiros. A localização do arquipélago é conveniente tanto para quem está no Panamá quanto na Colômbia.

O deslocamento e o jeito que você vai conhecer as ilhas do arquipélago dependem do seu orçamento. Por isso, estabelecer um limite financeiro deve ser uma das primeiras coisas a definir no planejamento da sua viagem.

Outro ponto muito importante é entender que a visitação das ilhas acontece apenas com autorização dos Guna. Inclusive, é importante que você saiba que nem todas as ilhas recebem os turistas. Sendo assim, recomendamos que se atente para não violar as leis locais, nem se desentender com os nativos.

E como planejar uma viagem até o arquipélago? Existem 3 opções principais: você pode chegar até lá em um veleiro, pode optar por hospedar-se em uma cabana em uma das ilhas ou pode simplesmente fazer um bate e volta a partir da Cidade do Panamá.

melhores praias do caribe
San Blas, um pedacinho do Caribe na América Central – Foto: @gaiavani

Vamos falar sobre elas no decorrer do artigo, mas você já pode ter uma visão geral de como elas funciona aqui:

  • Hospedagem no arquipélago

O destino não conta com resorts ou grandes redes hoteleiras. As acomodações são bastante rústicas e simples. Enquanto estiver em alguma ilha de San Blas (Panamá), sua única preocupação deve ser relaxar e curtir cada momento.

  • Veleiro

Outro jeito de visitar as ilhas é velejar até lá. Porém, essa é uma opção de custo mais elevado, afinal a sua hospedagem é no próprio barco. Se você não tolera passar muitas horas no balanço do mar, pode não curtir muito essa opção.

  • Passeio de 1 dia

A nossa recomendação (testada e aprovada) é fazer um passeio bate e volta a partir da Cidade do Panamá. Fechei pela Civitatis um passeio que inclui traslado até o Porto Carti e parte em direção às piscinas naturais e ilhas do arquipélago.

Esse passeio dura um dia inteiro e é uma das opções mais confortáveis, já que no fim do dia você pode voltar para a cidade e dormir em hotéis mais confortáveis.

Onde fica San Blas?

Antes de nos aprofundarmos no tema do planejamento da viagem, vamos entender primeiro onde fica este paraíso?

Esse pedacinho do Caribe na América Central tem recebido mais atenção turística nos últimos anos, mas continua tendo uma base bem rústica e simples.

povo guna panamá
San Blas é uma reserva indígena, que é comandada e habitada pelo povo Guna. Foto: @gaiavani

O arquipélago de San Blas conta com mais de 365 ilhas e fica na região do caribe panamenho, banhado pelo Mar das Caraíbas e a 100km de distância da Cidade do Panamá.

O percurso até o porto dura, em média, de 2 a 3 horas em estradas de boa qualidade, porém com muitas curvas no trecho final.

É importante saber que devido ao controle realizado pelos Guna, você precisa levar seu passaporte para entrar no território de San Blas, no Panamá.

Como chegar em San Blas, Panamá?

Muito se ouve falar sobre a dificuldade de acessar o arquipélago, mas esse não é um destino tão inacessível assim. Apenas requer bastante organização, disposição e espírito aventureiro (ou pelo menos empolgação com o destino final!).

O melhor trajeto para chegar em San Blas Panamá é feito por terra + mar. A primeira parte do caminho deve ser feita de carro, desde seu hotel na Cidade do Panamá até o Porto Carti, que é de onde partem os barcos dos Guna até as ilhas do arquipélago. Atenção: cada barco vai até uma ilha diferente.

Outro jeito, não muito prático para se deslocar até a ilha de San Blas Panamá é pegando um avião estilo teco-teco e depois transitar de barco por lá. Porém, todo esse trajeto pode levar o mesmo tempo que você levaria de carro e provavelmente vai custar bem mais caro, então não o vejo como uma opção muito interessante.

Agora, o jeito mais exclusivo de como chegar em San Blas, no Panamá, é reservar um veleiro e passar alguns dias desbravando os cantinhos mais privados desse paraíso. Outra vantagem nesse modo de viagem é já ter incluso a hospedagem e as refeições todas no barco.

o que fazer perto da cidade do panamá
Enfim, no paraíso!!! – Foto: @gaiavani

Melhor época para conhecer as ilhas de San Blas, Panamá

Quando se fala em viajar para destinos praianos, uma das primeiras dúvidas que surgem é sobre a melhor época para ir, afinal o cenário perfeito é praia sem chuva e com águas bem cristalinas.

Então, saiba que as temperaturas em San Blas, no Panamá, ficam na casa dos 20-30ºC durante o ano todo. O calor por lá é ameno, o que torna esse um destino bem gostoso de visitar em qualquer época do ano.

No entanto, para evitar as chuvas e encontrar as águas tranquilas, o período ideal para o turismo San Blas Panamá é entre dezembro e abril. Esse é o período da seca.

Quantos dias ficar em San Blas, Panamá

Os passeios à San Blas Panamá se resumem a visitação das ilhas e a interação com a natureza local e com os moradores nativos. Como não há muita variedade de lazer, recomendamos ficar entre 2 e 3 dias, caso opte por se hospedar no arquipélago.

Se você não tiver muito tempo disponível ou se for muito apegado ao agito das cidades grandes, sugiro que você faça como eu fiz e opte por um passeio bate e volta. Eu achei ideal a duração do passeio e foi o suficiente para conhecer San Blas, suas praias maravilhosas e um pouco de sua cultura.

Foi aqui que eu fiz snorkel nas águas mais azuis que já vi na vida!

Eu estava super na dúvida entre passar 2 noites nas ilhas ou fazer esse daytour a partir da Cidade do Panamá, mas achei o passeio foi na medida ideal. Vale lembrar que a empresa responsável pelo meu passeio foi a Civitatis e eu reservei a visita com uma certa antecedência.

praias de guna yala panamá
Se você curte o combo praia com areia fininha e mar azul turquesa, tenho certeza que o destino vai ganhar um lugar especial no seu coração. Foto: @gaiavani

Bate e volta para San Blas: vale a pena?

Como eu comentei anteriormente, o bate e volta para San Blas não me decepcionou. Muito pelo contrário. Eu saí de lá com a sensação de que aproveitei o melhor do arquipélago.

Então, se me perguntarem se o bate e volta para San Blas vale a pena, a minha resposta é que, sim, vale! Por ser um lugar mais roots, as opções de hospedagem e entretenimento por lá também são mais básicas. Recomendo que você se hospede por lá apenas se quiser ter uma experiência mais imersiva.

O day tour que escolhemos funcionou assim: um motorista foi nos buscar no nosso hotel bem cedinho para nos levar até o Porto Carti. Ao chegar lá, havia um barqueiro nos esperando. Ele nos levou até nossa primeira ilha, onde almoçamos e pudemos aproveitar equipamento de snorkel, SUP e toalhas de praia. Depois do almoço, passamos ainda em outras 2 ilhas, uma mais incrível que a outra.

o que levar para san blas panamá
Dá ou não dá vontade de ficar por aqui eternamente? Rsrs. – Foto: @gaiavani

Onde se hospedar em San Blas, Panamá

San Blas, no Panamá, é um daqueles lugares onde parece que o relógio desacelera e o tempo passa mais devagar do que no restante do mundo. Então trouxemos algumas dicas de hotéis em San Blas para você que está pensando em passar uns dias hospedado por lá.

Neste caso, existem duas opções:

  • para quem busca uma experiência sofisticada: hospedar-se em veleiro.
  • para quem busca algo mais imersivo: ficar em uma cabana rústica em uma das ilhas.

Não se esqueça que as acomodações no arquipélago são bem rústicas e simples. Além de levar seu repelente e protetor solar, vá de coração aberto para conhecer de perto os costumes da cultura Guna, enquanto aproveita a beleza surreal desse lugar.

1. Privat Sailingyacht in San Blas

Indicamos hospedagem em um iate para quem prefere ter mais conforto e não se incomoda com o balanço do mar. O Privat Sailingyacht in San Blas está situado em Isla Wichitupo Grande e é composto por 2 quartos, cozinha equipada e 3 banheiros. Até toalhas e roupas de cama são fornecidas, e todas as refeições estão inclusas na diária.

O mais legal é que o iate conta até com churrasqueira, então deve ser uma experiência surreal você poder fazer uma carne no mar em San Blas! E quanto quiser pisar em terra firme, você pode fazer trilhas a pé pelas praias próximas do iate!

San Blas Panamá onde se hospedar
Já imaginou ficar hospedado em um iate? Em San Blas é possível! – Foto: Divulgação Booking
  • Diárias a partira partir de: R$2.800 – VER PREÇOS
  • All inclusive
  • Nota geral dos hóspedes: 9,9 de 13 avaliações

Avaliação em destaque:

“Uma experiência incrível navegando pelas belas ilhas de San Blas com uma adorável família de três pessoas. Um dos barcos mais bonitos de San Blas com um marinheiro muito experiente e ótimo cozinheiro! Realmente nada a reclamar! Gregory em 23 de janeiro de 2023

reserva hotel box

2. Cabins Arridub

Na ilha de Playón Chico estão as cabanas Arridub, com nada mais, nada menos do que uma área de praia privativa! Isso mesmo, um pedacinho do Caribe só seu por alguns dias. Apesar dessa exclusividade, o tipo de acomodação não é em alvenaria, mas sim em cabanas feitas com bambu.

Nessa propriedade, literalmente pé-na-areia, você tem uma experiência bem offline, o que inclui poucas horas de eletricidade por dia.

o que fazer nos arredores da cidade do panamá
Aqui você tem sua cabana em praia privativa… e pé na areia! – Foto: Divulgação Booking
  • Diárias para casal a partir de: R$817,00 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota geral dos hóspedes: 9,0 de 2 avaliações

Avaliação em destaque:

“Lugar realmente incrível, como o paraíso. Areia branca e lisa, palmeiras, cabanas de palha e cerveja gelada.” Mihai em 30 de janeiro de 2023.

reserva hotel box

3. Cabañas Narasgandup

Na Ilha Naranjo Chico, o hotel Cabañas Narasgandup é uma boa opção de onde ficar em San Blas, no Panamá, para você se reconectar com a natureza e valorizar um estilo de vida com mais simplicidade no dia a dia. As cabanas são bem básicas, mas cumprem bem a função de abrigo para uma noite de sono.

A praia é privativa, então se quiser conhecer essa ilha, precisa se hospedar aqui. O café da manhã servido na propriedade é elogiado pelos hóspedes, tanto quanto as outras refeições do restaurante. Ah, não deixe de curtir as principais atividades locais: a pesca e o snorkel.

dicas san blas panamá
Cabanas rústicas e simples em praia privativa bem pertinho do mar azul turquesa! – Foto: Divulgação Booking
  • Diárias para casal a partir de: R$929,00 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota geral dos hóspedes: 8,8 de 70 avaliações

Avaliação em destaque:

“Exclusivo para quem aluga as cabanas, não é aberto ao público, o que torna suas praias livres sem acumulação de pessoas, suas praias são realmente espetaculares e a super honesta e amigável guna yala indiana”

reserva hotel box

4. Private Room in San Blas Islands

Os quartos do Private Room são em estilo cabana, bem rústicos, em madeira com teto de palha e chão de areia combinando bem com a vibe da ilha.  O bacana é que contam com varanda para relaxar nas redes. Já os banheiros são públicos, então ficam do lado de fora, à disposição de todos que estiverem na ilha.

Os hóspedes falam muito bem dos anfitriões que são muito atenciosos e da comida que é sempre fresca e saborosa. Algo que vale saber é que o clima é mais quente dentro do quarto e não tem ventilador, mas a brisa refrescante do mar está sempre à disposição.

o que fazer em san blas panamá
Um quarto em uma ilha paradisíaca… não precisa de muito por aqui, não é? – Foto: Divulgação Booking
  • Diárias para casal a partir de: R$844,00 – VER PREÇOS
  • Café da manhã incluso
  • Nota geral dos hóspedes: 8,7 de 24 avaliações

Avaliação em destaque:

“Um lugar adorável no Caribe. A chegada foi perfeitamente organizada e funcionou bem. Este lugar foi perfeito para relaxar e desfrutar da beleza e também da simplicidade da natureza. A comida era sólida e variada, mas sem opção. A experiência com a natureza foi excepcional.” Michael em 1 de abril de 2023.

reserva hotel box

reserva hotel

O que fazer em San Blas, Panamá

San Blas é um destino para quem ama praias, assim como a gente. O arquipélago conta com mais de 365 ilhas, porém apenas 36 delas são habitadas e só algumas podem ser visitadas! Durante a viagem, nós visitamos: a Isla Perro, a Isla Aguja, a Isla Pellicano e a Piscina de Estrellas.

É claro que em um guia completo sobre esse destino encantador, não poderiam faltar as sugestões sobre o que fazer em San Blas Panamá. Então agora que você já conhece um pouco melhor o destino e sabe onde ficar enquanto estiver por aqui, vem conferir as nossas dicas para você aproveitar ao máximo essa viagem.

bate volta san blas panamá
A transparência da água de San Blas é realmente incrível! Foto: @gaiavani

1. Snorkel

O snorkel é um dos atrativos mais coringas na região das ilhas de San Blas Panamá. Afinal, é o que tem de mais interessante para se fazer em um mar de águas tão cristalinas, enquanto observa a fauna e a flora marinhas e ainda se refresca.


2. SUP

Por ser um mar calmo e com pouco movimento de outros turistas, o mar do arquipélago de San Blas Panamá é o cenário perfeito para a prática do Stand Up Paddle. Também é um jeito muito interessante e divertido de se conectar com a natureza, além de contemplar o mar azul cristalino.

3. Relaxar na rede

Relaxar em uma rede é um lazer que não tem erro. Em qualquer lugar do mundo, um tempinho tranquilo de descanso na rede agrada a todas as idades. Cada ilha de San Blas Panamá tem redes espalhadas, então o convite para aproveitar é quase obrigatório e irrecusável.

Minha dica é curtir as redes pós almoço. Não tem preguicinha melhor!

Ilha de San Blas Panamá
Ilha de San Blas, lugar simples perfeito para relaxar e apreciar o mar azul turquesa da região! – Foto: @gaiavani

4. Ler um bom livro

Esse destino é perfeito para se desconectar da tecnologia, pois não tem sinal de internet nas ilhas. Então, se você estiver acompanhado de um bom livro, esse é o lugar ideal para colocar a leitura em dia sem distrações, debaixo de uma boa sombra de coqueiro e ao som das ondas.

5. Comer frutos do mar frescos

Para os amantes de frutos do mar, San Blas Panamá é o destino perfeito. Devido a localização estratégica, e os costumes da gastronomia local, os Guna são especialistas em preparação de pescados. As refeições são sempre preparadas na hora e com ingredientes bem frescos.

6. Conhecer o artesanato Guna

Artesanato local é sempre algo que vai além de ser só uma lembrancinha para levar da viagem. O valor agregado a esses itens carrega a história de um povo, de uma cultura expressa através da arte. Em San Blas, o item mais característico é a mola, feita com tecido bem colorido, de cores vibrantes e estampas singulares.

artesanato do povo Guna
O artesanato do povo Guna é lindo, super colorido! – Foto: @gaiavani

7. Observar as estrelas

Você já deve imaginar que a iluminação nas ilhas de San Blas Panamá não é grande coisa. Por isso, aproveite esse momento para olhar para o céu e observar as estrelas! Sem a grande quantidade de iluminação artificial, a visibilidade dos astros é incrível.

O que levar para San Blas, Panamá?

Por fim, muita gente me questiona sobre o que levar para San Blas, Panamá. Não há dúvidas que precisamos levar itens básicos de destinos de praia, como roupa de banho, protetor solar, óculos de sol, repelente, etc. Outro item essencial para entrar em San Blas é o seu passaporte.

O dinheiro em espécie também é a melhor alternativa de não passar perrengue na hora de fazer refeições e passeios. Lembre-se que estamos falando de um destino mais roots, sem internet, onde máquinas de cartão não costumam funcionar.

Você encontra um checklist bem legal com dicas de como preparar a mala de viagem perfeita para a praia no artigo Mala de viagem para a praia: o que levar + checklist para download, para ninguém esquecer de levar os principais itens.

praias de san blas
U-A-U! A cor da água em algumas das ilhas de San Blas é simplesmente surreal! Foto: @gaiavani

Precisa de seguro viagem para o Panamá?

Ter um seguro viagem não é obrigatório para entrar no território panamenho, mas nós recomendamos fortemente que você contrate um, para evitar possíveis perrengues longe de casa, ainda mais se pretende visitar um destino mais roots como San Blas.

Considerando que San Blas Panamá é um destino de ecoturismo, com condições de saneamento mais precárias e com uma culinária diferente do que você está acostumado, vale se precaver. Caso você precise de atendimento médico ao retornar para a Cidade do Panamá, o seguro viagem vai te atender conforme o necessário.

Sem um seguro viagem, os custos de serviços de saúde podem ser bem altos para os turistas. Por isso recomendamos a plataforma da Seguros Promo, para você encontrar o seu seguro ideal. Nela você encontra uma ferramenta de comparação onde poderá colocar lado a lado até 4 apólices simultaneamente para comparar qual se adequa melhor ao seu perfil de viajante.

E para garantir seu seguro viagem Panamá com desconto, não deixe de utilizar o cupom MALADEAVENTURAS15 para economizar 15% na contratação do seu seguro pelo site.

Pronto para conhecer San Blas, Panamá?

Tenho certeza de que depois desse post, você já vai correndo reservar a sua viagem para uma ilha de San Blas Panamá. Se assim como a gente, você quiser aproveitar o passeio bate e volta da Civitatis saindo da cidade do Panamá, não deixe de conhecer as ilhas do arquipélago de San Blas.


Leia também:

O que fazer na cidade do Panamá: 12 pontos turísticos para incluir no seu roteiro

Onde ficar na cidade do Panamá 2024: melhores regiões e hotéis


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *